A Toyota, uma das gigantes do mercado automobilístico, planeja colocar à venda no mercado, no próximo ano, um robô de US$ 400, chamado Kirobo Mini. Com 10 centímetros de altura, a fabricante diz que ele tem a inteligência de uma criança de cinco anos de idade, pode aprender frases e reconhecer expressões faciais por meio de uma câmera e sensores.
A Toyota, uma das gigantes do mercado automobilístico, planeja colocar à venda no mercado, no próximo ano, um robô de US$ 400, chamado Kirobo Mini. Com 10 centímetros de altura, a fabricante diz que ele tem a inteligência de uma criança de cinco anos de idade, pode aprender frases e reconhecer expressões faciais por meio de uma câmera e sensores.Esta não é a primeira vez que a Toyota faz incursões no mundo da robótica. Suas experiências nessa área datam do ano 2000, e previamente a companhia investiu num robô que tocava trompete. Mas seus mais recentes esforços estiverem focados no desenvolvimento de robôs para ajudar na recuperação de vítimas de acidentes vasculares cerebrais e outras doenças debilitantes para recuperar seu senso de equilíbrio e controle muscular.
No desenvolvimento desse robô para consumo de massa, a Toyota contou com a parceria da Vaio, fabricante de computador pessoal. O objetivo da Toyota com esse robô é, segundo Fuminori Kataoka, encarregado do projeto do Kirobo, manter as pessoas interessadas na marca e conectadas com ela, mesmo aquelas que não têm veículos Toyota.
Kataoka explicou ainda que o nível de compreensão de Kirobo não pode ser definido como inteligência artificial. Mas entendido como “conexão emocional”. (Com noticiário internacional)
Leave a Comment