A Telebras já tem data para lançar o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC): 4 de maio. A data foi anunciada nesta tarde, 24, pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunição, Gilberto Kassab.
“Pode até ser antecipado em dia, para o dia 3”, disse, durante o Foro España Brasil, que aconteceu em São Paulo. A antecipação depende da capacidade de concluir a preparação para o lançamento, uma vez que o satélite deve ser colocado no foguete, que por sua vez precisa ser transportado à plataforma.
O lançamento do satélite, que tem capacidade dividida entre necessidades militares e civis, estava previsto para acontecer no final de março . Teve de ser adiado em função de uma greve geral na Guiana Francesa, onde fica a base da Arianespace, empresa responsável pelo lançamento do satélite.
O SGDC terá capacidade civil de 56 Gbps. Inicialmente pensado para atender a demanda do governo, teve seu uso revisto pelo governo Temer. Agora, o equipamento vai reservar apenas 11 Gbps para uso da estatal, e o restante será destinado para exploração por empresas privadas . A decisão está sendo contestada por parlamentares e organizações civis na Justiça.
Leave a Comment