Começa na segunda-feira, 27, o maior congresso mundial do setor de telefonia móvel. O MWC 2017, realizado anualmente me Barcelona, será palco de apresentação de novas tecnologias por parte dos fornecedores, de novos serviços pelas operadoras, de debates políticos sobre privacidade, segurança e competição – como sempre. Serão 2,2 mil expositores, espalhados em 2 mil metros quadrados, à espera de mais de 101 mil executivos.
Começa na segunda-feira, 27, o maior congresso mundial do setor de telefonia móvel. O MWC 2017, realizado anualmente me Barcelona, será palco de apresentação de novas tecnologias por parte dos fornecedores, de novos serviços pelas operadoras, de debates políticos sobre privacidade, segurança e competição – como sempre. Serão 2,2 mil expositores, espalhados em 2 mil metros quadrados, à espera de mais de 101 mil executivos.Para este ano, a expectativa é ver as redes móveis do futuro, 5G, ganharem contornos mais claros. Embora ainda não exista uma padronização internacional das tecnologias que, se usadas em conjunto, formam uma rede 5G, serão exibidos os resultados de testes com altas frequências, novos modems e potenciais modelos de negócios.
Outro tema que deverá roubar a cena será a internet das coisas. As fabricantes vão mostrar suas soluções para novos dispositivos com baterias capazes de durar mais de uma década, consumir poucos dados, e ser acrescentadas aos milhões às plataformas de gestão de rede das operadoras. Em destaque, a evolução do NB-IoT, padrão defendido pelas grandes fornecedoras, e que começa a amadurecer.
Mais áreas que vão mostrar efervescência serão a dos serviços de valor agregado, uma vez que todos convergem a Barcelona para mostrar seu potencial de retenção de clientes, redução do churn e incremento de receita com dados para as operadoras; e dos smartphones. As maiores fabricantes celulares, com exceção da Apple, já confirmaram a apresentação de novidades. O Tele.Síntese fará uma cobertura especial, diretamente do evento. Fique ligado.
Leave a Comment