A Nokia avisou hoje, 3, que concluiu com sucesso uma chamada de dados entre celulares numa rede 5G Standalone. A ligação utilizou portadoras agregadas em 700 Mhz e 3,5 GHz. Foi a primeira vez que uma empresa estabeleceu uma conexão desse tipo. Os testes foram realizados em parceria com a operadora Taiwan Mobile, de Taiwan.
Segundo as empresas, foi utilizada a arquitetura AirScale 5G SA da Nokia numa rede comercial 5G da TWM. Além de combinar duas portadoras, o teste combinou os padrões FDD do 700 MHz com o TDD do 3,5 GHz. Ou seja, uniu o modelo de troca de dados por divisão espectral e por divisão temporal.
No caso, a Nokia reservou o FDD para ampliar o alcance do sinal, enquanto o TDD aumento a capacidade de transmissão de dados. O terminal utilizado no teste foi um protótipo da fabricante de chip asiática Mediatek.
O piloto não se deu em Taiwan por acaso. A Nokia é a fornecedora integral da rede de TWN no país. Fornece dos rádios ao núcleo de rede.
No Twitter, o CTO da Nokia para a América Latina, Wilson Cardoso, comemorou o feito e ressaltou que seus resultados caem como uma luva para o plano brasileiro de exigir a instalação de redes 5G Standalone já no ano seguinte à realização do leilão de espectro 5G.
A fact: 5G SA 700 MHz and 3.5 GHz aggregation! Brazilian operators counting with a prooved solution before the 5G spectrum auction. https://t.co/0Yqy9E57d0
— Wilson Cardoso (@wilsoncardoso) August 3, 2021
Leave a Comment