O governo da França considera São Paulo a cidade mais propícia à inovação do Brasil e da América Latina. Tanto que deu o município o selo “French Tech Hub”, reconhecimento inédito na região. No mundo, há apenas outras dez cidades consideradas “tech hubs” pela França: Berlim (Alemanha), Dubai (EAU), Los Angeles (EUA), Milão (Itália), Pequim, Xangai e Shenzhen (China), Taiwan e Vietnam.

“Esse selo é um reconhecimento da existência, aqui em São Paulo, de um verdadeiro “ecossistema de inovação” franco-brasileiro, gerador de trocas tecnológicas, humanas, financeiras e fonte de uma parceria econômica renovada entre os nossos dois países”, disse o embaixador francês no Brasil, Laurent Bili durante evento realizado pela Câmara Brasileira de Comércio França-Brasil.

Segundo ele, o selo serve como um indicador para que as startups francesas passam a priorizem oportunidades de crescimento nas cidades escolhidas. A França é o 3° país no mundo com o maior número de empresas inovadoras e o 6° em número de pedidos de patente. Todo ano, mais de 1.500 startups são criadas em Paris, que possui o maior número de incubadoras na Europa.

Intercâmbio A França vai abrir em janeiro um processo seletivo de startups brasileiras. As empresa poderão concorrer a uma viagem para o país, onde vão encontrar representantes das empresas locais e poder negociar parcerias. Também poderão pleitear um lugar na La Halle Freyssinet, maior incubadora de empresas do mundo, localizada em Paris.