A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) vai receber R$ 200,5 milhões para estimular investimentos em pesquisa no setor de telecomunicações. O repasse de recursos foi aprovado pelo Conselho Gestor do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel) .
O valor não chega à metade do montante pago pelas operadoras para o fundo neste ano. De janeiro até hoje, 16, conforme dados dos SindiTelebrasil, o Funttel recolheu R$ 571,7 milhões.
Segundo o presidente do Conselho Gestor do Funttel, Maximiliano Martinhão, que também é secretário de Política de Informática do MCTIC, os recursos se destinam a operações com recursos reembolsáveis. Os editais ligados ao montante serão lançados em 2017. Também serão concedidos crédito às empresas privadas que desejem financiamento para ações inovadoras.
A administração do Funttel é feita pelo seu Conselho Gestor, constituído por representantes do MCTIC; do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic); da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel); do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e da Finep.
Leave a Comment