A Ericsson está unificando suas soluções de nuvem em uma grande plataforma, a Ericsson Cloud Stack. O objetivo é simplificar a oferta ao cliente, principalmente operadoras de telecom. O lançamento acontece hoje, 24, durante o Gartner Symposium, evento que acontece em São Paulo e reúne especialistas de tecnologia da informação.

A

De acordo com o vice-presidente da empresa para América Latina e Caribe, Eduardo Ricotta, o Cloud Stack passa a integrar os produtos de OSS, BSS, TV (como DSPP, de gravação de vídeo na nuvem. O sistema, que é modular, contempla todos os setores de uma operadora de telecomunicações. “No ambiente de telecom o sistema pode fazer, por exemplo, a fiscalização da rede. No ambiente de TI, tem as soluções de pós e pré-pago. Tem a parte de. Tudo via cloud concentrada em um ponto cenral”, enfatiza.

A plataforma pode ser instalada na infraestrutura em hardware, ou ser toda virtualizada. O sistema integra também um gerenciador de cloud, de camadas de segurança, até chegar no gerenciamento de aplicativos. “Todas as soluções têm uma redução interessante em Opex. A outra é time to market”, diz Ricotta.

Segundo ele, o uso do pacote completo de TI acelera o lançamento de novas campanhas de pós e pré-pago. A Ericsson já está em negociações avançadas com uma grande operadora do país, com a qual espera fechar contrato ainda neste ano. Motivos para a adoção, ele diz, há: “Em alguns casos de uso, a redução do Opex [os custos operacionais] chegam a até 20%”, conclui.