A Eutelsat Communications selecionou as empresas Airbus Defence and Space e Orbital ATK para construir seu novo satélite para a posição orbital 5º Oeste. O satélite vai cobrir principalmente os mercados de vídeo digital da Europa e Norte da África. Pelo acordo, a Airbus irá construir o novo satélite, enquanto a plataforma será fabricada pela Orbital ATK.

A

O EUTELSAT 5 West B será lançado em 2018 e substituirá o satélite EUTELSAT 5 West A. Terá uma carga útil de banda Ku de 35 transponders direcionáveis de 36 MHz. É o primeiro satélite a ser desenvolvido dentro da estratégia de redução de investimento (Capex) da Eutelsat, anunciada em junho de 2016.

O foguete da Proton, responsável pelo lançamento, transportará conjuntamente outro satélite, o MEV-1, primeiro Veículo de Missão de Extensão (Mission Extension Vehicle – MEV), desenvolvido pela Orbital. Os serviços em banda C do EUTELSAT 5 West A, que serve principalmente consumidores de dados da África Subsaariana, serão descontinuada. Serão fornecidos por banda C similar disponível em outras fontes da Eutelsat, “otimizando a taxa de utilização de capacidade de toda frota do grupo”, segundo a empresa.