A Telebras avisou a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC) chegou ao ponto da órbita terrestre no qual ficará pelos próximos 18 anos – 75 graus Oeste, a 36 mil km de altitude. A viagem durou 38 dias, desde o lançamento do equipamento ao espaço .

A partir de 15 de junho será iniciada a fase de passagem definitiva do comando da operação do Satélite para a Telebras, operação esta que vai até 30 de junho. Após os testes fim-a-fim, a Telebras já poderá ativar clientes na rede do satélite .

“Até agora, todos os testes que envolvem a verificação da cobertura do satélite, do comportamento do sistema de radiação das antenas e dos transmissores do SGDC estão indicando respostas conforme o esperado”, disse o diretor Técnico-Operacional da Telebras, Jarbas Valente.

Segundo os números mais recentes da Telebras e do MCTIC, o satélite custou R$ 2,7 bilhões – entre construção, lançamento, e criação infraestrutura em necessária para sua operação da Terra.