A Telebras recebeu do Uptime Institute o “Design Certification Award from the Tier IV Certification of Design Documents”, referente ao projeto de infraestrutura crítica do Centro de Operações Espaciais Principal Brasília (COPE – P). O COPE-P e o secundário (COPE-S), localizado no Rio de Janeiro, abrigarão os Data Centers para operação do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) .

O Uptime Institute, dos Estados Unidos, classifica data centers em níveis (Tiers) por meio da norma “Data Center Site Infrastructure Tier Standard: Topology”, que define a topologia, a disponibilidade e a operacionalidade do data center.

A Telebras, em conjunto com as Forças Armadas, estabeleceu como premissas que o site principal (COPE-P) deve possuir classificação TIER IV, enquanto o site secundário (COPE-S) e as estações de acesso, a classificação TIER III. A classificação TIER IV é o mais alto nível de disponibilidade e confiabilidade para a infraestrutura de uma instalação de missão crítica.

A classificação TIER IV é conhecida como “Fault Tolerant” (tolerante a falhas), a qual deixa o site imune a qualquer paralisação de infraestrutura, ou seja, qualquer componente ou sistemas podem ser retirados de serviço seja por defeito, manutenção, reparo ou substituição sem que haja impacto para os processos de TI dos ambientes críticos do data center. Esta arquitetura permite ultrapassar os piores cenários de incidentes técnicos sem nunca interromper a disponibilidade dos servidores.

No Brasil, apenas um Data Center do setor privado possui certificação Tier IV e o projeto da Telebras é o primeiro a ser certificado neste nível em órgãos e empresas públicas. (Com assessoria de imprensa)