O CPqD está comemorando 40 anos de existência. A instituição, que hoje é privada mas recebe também recursos de fundos de inovação do governo, foi criada em 1976 para desenvolver tecnologias nacionais, especialmente centrais telefônicas. Décadas depois, registrou ou abriu os processos de pedido de 508 patentes, vem quebrando recordes mundiais em transmissão óptica e apoiando o desenvolvimento de novas tecnologias para transformação digital, M2M, internet das coisas.
Em comemoração ao aniversário, a instituição vai construir um hub voltado a empreendimentos inovadores (startups). O espaço será criado conforme o conceito de maker lab, em que qualquer pessoa pode alugar tempo de uso no ambiente, pagar pelos insumos, e usar equipamentos para criar novos produtos. Entre os equipamentos disponíveis estarão impressora 3D e cortadora laser para a prototipagem ágil de produtos.
Conforme Alberto Paradisi, vice-presidente de inovação do CPqD, a estratégia por trás da iniciativa é antecipar tendências. “Vemos crescimento rápido e do empreendedorismo de base tecnológica, as startups. Queremos contribuir mais para esse ecossistema de inovação. É uma porta os empreendedores de base tecnológica terem acesso a nossa infraestrutura, ativos e pesquisadores, e juntos, fazermos crescer o país”, afirma.
A construção do Hiperespaço começa neste mês, e sua abertura para uso de cidadãos e empresas acontece no final de outubro. “O investimento é pequeno. O objetivo é ter um espaço para receber empreendedores, pessoas inovadoras com ideias em que o CPqD poderá investir. Depois de montado, vamos buscar parcerias com empresas e venture capital”, conta Flávio de Andrade Silva, responsável pelo projeto.
Presente à solenidade de lançamento do espaço e de comemoração dos 40 anos do CPqD, o ministro Gilberto Kassab, da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, prometeu ampliar a parceria com a instituição, que recebe recursos via Funttel, o fundo de desenvolvimento tecnológico das telecomunicações. “Daremos todo o apoio. Não conheço país no mundo que tenha saído da crise sem incentivar a tecnologia”, disse, sem dar mais detalhes.
Além do hub, que ficará dentro do parque tecnológico do CPqD, em Campinas (SP), foi lançado também um selo postal comemorativo e um carimbo postal para marcar a efeméride. Ambos serão usados pelos Correios durante o mês de setembro.
Leave a Comment